sábado, 25 de setembro de 2010

Babado na Bienal - picho LIBERTE OS URUBUS gera corre-corre no pavilhão



Arte, política e polícia foi o que se viu hoje no final da tarde no Pavilhão da Fundação Bienal de São Paulo. Um pichador juntou-se ao protestos dos ambientalistas pró-libertação dos urubus presentes na obra de Nuno Ramos, entrou no espaço do viveiro e pichou "Liberte os Urubu". Não conseguiu finalizar a frase. Foi um corre-corre total, seguranças, bombeiros, polícia atônita sem saber o que fazer, diante do público que se manifestava em favor dos animais e do pichador. Muito corre-corre nas rampas e a polícia "prendendo" o rapaz.
Depois, num movimento de tensão total os seguranças e a polícia foram "convidando" o público a se retirar. Tensão, certa truculência e uma sensação de que, para um evento que se pretende discutir política, o que viu na 29a Bienal de São Paulo hoje estava longe de ser uma busca de diálogo e troca, ou seja, de ação política. O que se viu foi intolerância e exercício de poder de forma dura. Pareciam os anos de chumbo...
Críticos, curadores, artistas e público com uma sensação estranha e amarga na boca. O grupo de policiais vindo, em formação para nos convidar a sair foi algo, no mínimo, assustador.
Se desejarmos realmente pensar a arte e suas relações políticas, é preciso de maturidade e convicção para isso, senão, dá nisso.
Veja as imagens, que dizem muito...







PARA SABER MAIS sobre a 29 BIENAL e todo esse debate...>>>
http://www.stj.myclipp.inf.br/default.asp?smenu=noticias&dtlh=164481&iABA=Not%EDcias&exp=

5 comentários:

  1. Sou absolutamente CONTRA o uso de animais, vivos ou mortos, em obras de arte, e já me manifestei em vários debates quanto ao meu ponto de vista. Mas respeito a obra do Nuno, respeito sua liberdade artística. Agora sou ABSOLUTAMENTE CONTRA a violência e o vandalismo do pixador, sou CONTRA a censura, a ausência de debate, a polícia truculenta, o perigo de um totalitarismo disfarçado de democracia no qual estamos entrando e não estamos fazendo nada.

    ResponderExcluir
  2. os/as policiais não me parecem nem um pouco com cara de que estão com vontade de trucidar alguém...
    francamente, acho até meio ridícula a situação.
    há excessos de todos os lados!
    e uma radicalização absurda por causa de alguns urubus num espaço onde podem voar, sendo devidamente alimentados e monitorados por biólogos...
    quando são atropleados pelos aviões do Galeão aqui no Rio (aos montes, inclusive colocando em risco a vida das pessoas) porque são "criados" num lixão ao lado do aeroporto, os defensores dos animais não falam nada.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Fabiana. Além do mais, vamos assumir que quem começou a violência foram os manifestantes com gritos e pichações. Independente de aprovar ou não a obra de Nuno Ramos, desrespeitaram vários outros artistas presentes e com o tumulto colocaram em risco muito patrimônio público e inclusive propriedade privada, nesses casos a lei garante a ação da polícia. Assumam as consequências de seus atos, assim como o artista assume sua obra.

    ResponderExcluir
  4. Ah, é importante observar que os militares na foto são do corpo de bombeiros. ;)

    ResponderExcluir
  5. Fábio Carvalho, pensou bem sobre sua defesa em seu ponto de vista de não concordar com o uso de animais em obras de arte???? você apagaria grandes filmes da história que escreveram sua poética a partir deles?as inreverentes obras contemporâneas? centenas de obras de arte foram realizadas sem prejudicar os animais, algumas pelo contrário, os protegendo, pense nisso!!!!
    Berna Reale

    ResponderExcluir